Hotel Flamingo
PROPOSITÁRIO AZUL 




SINOPSE 


“Agora, onde? Agora, quando? Agora, quem? Sem perguntar a mim mesmo. Dizer eu. Sem pensar. E dizer que são perguntas, hipóteses. Ir em frente, dizer que é ir, dizer que é em frente.” 1

Hamlet, Ofélia , Nina e Stanley, personagens de Shakespeare, Tchekhov, Tennessee Williams mas também de Heiner Muller e outros mais uma vez invocados pela nossa perfídia encontram-se numa narrativa pouco linear, procuram sentido para uma existência para além das palavras que lhes deram vida neste lugar singular a que chamamos Hotel Flamingo.

Todas elas têm, de origem, uma dimensão humana intemporal suficientemente rica que nos permite explorar a sua complexidade e ao mesmo tempo a sua desconstrução. Partindo das fontes de material disponíveis das obras (particularmente das peças de teatro e suas adaptações para cinema e televisão) será construído o jogo cénico, que se quer bastante singular e distinto e que será o resultado da colaboração desta equipa artística. O objectivo é criar um objeto dramatúrgico original mas com fortes referências da memória do Teatro.

Onde tudo é quase possível.
Onde tudo se torna claro ou quase tudo.
Procuram-se, inventam-se sentidos para seguir em frente.

“Sem vir de parte alguma, sem ir a parte alguma.” 2

Excertos de O Inominável, de Samuel Beckett



SOBRE A PROPOSITÁRIO


A Propositário Azul, Associação Artística foi fundada em 2003 com o objectivo de aprofundar o conhecimento da dramaturgia universal num compromisso privilegiado com obras de escritores portugueses e lusófonos, ensaiando práticas de trabalho e de pesquisa dramatúrgica, rescrita de textos e adaptações. Exerce actividade contínua desde então, tendo até ao momento produzido cerca de uma dezena de espectáculos teatrais, apresentados um pouco por todo o país.

Assumindo uma vocação essencialmente na área da criação, propõe-se agora alargar o seu âmbito de actividade a projectos de intervenção directa junto de comunidades locais bem como a potenciar encontros de formação e criação internacionais organizados em contexto regional e de proximidade com essas mesmas comunidades.

A associação integra um grupo de artistas criadores, intérpretes e pedagogos nas áreas da Voz do Teatro e da Música, com experiências profissionais muito diversificadas, mas complementares, nas funções de criação e interpretação de espectáculos multidisciplinares e como professores no ensino artístico dos vários graus do ensino.

A natureza da sua fundação visa fomentar grupos de trabalho independentes onde se valorizem os aspectos de reflexão sobre a prática teatral e os processos de criação em detrimento da produção contínua de objectos, cuja fragilidade reflicta escassez de tempo ou de preparação dos mesmos.

É na medida em que reúne um grupo de trabalho, à volta do eixo constituído pela associação e afecto ao objectivo de estimular pontos comuns de interesse – aproximando pessoas e seus intuitos ou projectos, programando reuniões de trabalho, leituras, etc., funcionando também como suporte logístico e legal – que a Propositário Azul pode constituir uma personalidade artística, uma forma particular de pensar e de criar enquanto grupo.



FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA


Produção: PROPOSITÁRIO AZUL – ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA
(Criação colectiva do encenador e elenco)
Direcção: Carlota Lagido
Elenco/coautoria: Ana Alves, João Ascenso, Sónia Neves e Victor Gonçalves
Coautoria: Joana Pais de Brito

Desenho de luz: Alexandre Costa
Fotografia: Mariana Silva
Música e espaço sonoro: João Cabrita
Design gráfico: Paula Dona
Cenografia: Sttiga e Ana Alves

Vídeo: Victor Jorge
Apoio à produção: Bárbara Rocha, Hélio Mateus e André Silva

Classificação etária: M/16
Duração: 1h


IMAGENS