Antes de Começar
COMPANHIA DA ESQUINA
SINOPSE
SINOPSE
Algures no teatro do mundo, há
um boneco e uma boneca que se mexem como as pessoas. Algures no teatro do mundo
existem os sobreviventes do Grande Circo, dois bonecos que foram salvos pelo
Homem, o bonecreiro que sempre cuidou das marionetas que faziam parte do grande
espectáculo.
O boneco não sabe que a boneca se mexe como as pessoas e a boneca não sabe que o boneco se mexe como as pessoas. Quando descobrem que se mexem, não sabem se são bonecos ou são pessoas.
O boneco não sabe que a boneca se mexe como as pessoas e a boneca não sabe que o boneco se mexe como as pessoas. Quando descobrem que se mexem, não sabem se são bonecos ou são pessoas.
As pessoas não sabem que o
boneco e a boneca se mexem como elas. Mas o Homem sabe que os seus bonecos têm
coração, também ele tem esta certeza de que o coração ao invés da cabeça sabe
sempre tudo, ao fim e ao cabo, depois de tantos anos de espectáculos com os
seus bonecos, também o homem já não sabe quando é boneco ou quando é homem.
Mas não importa, antes de tudo
há que perpetuar o espectáculo, há que continuar a memória do Grande Circo, há
que comunicar. O homem, antes de começar, anuncia o espectáculo.
Fantoches? Marionetas? Talvez.
Mas...silêncio, por favor. Porque a peça antes da peça já começou. Afinal, no
Teatro do Mundo o espectáculo nunca acaba.
SOBRE O ESPECTÁCULO
“O boneco faz tudo com Humanidade. Ele é a encarnação do trágico e do
cómico; copia o Homem na sua Humanidade e, por isso, torna-se actor. O boneco
sempre foi parte integrante do espectáculo. Deslumbramento, espanto, admiração
e apreensão – é preciso que haja um outro como espelho; um confronto que produz
no público uma reacção física, ou seja, o riso ou o choro. O boneco espanta o
medo, esta também é a sua função."
Reflexão sobre o tema do clown retirado do livro “O Clown” de Luíz Otávio
Burnier
Almada Negreiros, grande dramaturgo português do séc. XX, construiu uma
fábula comovente e simples. Fortemente influenciadas pela grande mestria de
Almada Negreiros nas artes plásticas, as personagens de Antes de Começar são
dois bonecos que se vão descobrindo numa linguagem de teatro fisico e texto
dramático.
Num eterno jogo de espelhos e numa linguagem de meta-teatro combinam a
fantasia do universo plástico de Almada com a simplicidade da narrativa e do
teatro físico que, apesar de tudo, se torna profundamente clara na sua
mensagem: é urgente comunicar.
Fazendo parte do plano pedagógico para o ensino secundário e da celebração
dos 120 anos de Almada Negreiros é incontornável não passar este texto à cena.
Até porque as ferramentas do teatro amplificam a narrativa e simplificam a
compreensão dos textos. Por isso havia que o fazer. É urgente comunicar.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Adaptação e dramaturgia: Jorge Gomes Ribeiro
Produção: Chapitô e Companhia da Esquina
Elenco: Pedro Martinho, Daniel Seabra, Bianca Lima
Música: Nuno Lacerda
Concepção Cénica: Jorge Gomes Ribeiro e Rita Fernandes
Figurinos: Rita Fernandes
Execução de Guarda-Roupa: Atelier Alda Cabrita
Design Gráfico: João Afonso
Web-design e Multimédia: Margarida Fernandes
Produção: Joana Rodrigues
Produção: Chapitô e Companhia da Esquina
Elenco: Pedro Martinho, Daniel Seabra, Bianca Lima
Música: Nuno Lacerda
Concepção Cénica: Jorge Gomes Ribeiro e Rita Fernandes
Figurinos: Rita Fernandes
Execução de Guarda-Roupa: Atelier Alda Cabrita
Design Gráfico: João Afonso
Web-design e Multimédia: Margarida Fernandes
Produção: Joana Rodrigues
IMAGENS