Antes de Começar
COMPANHIA DA ESQUINA


SINOPSE

Algures no teatro do mundo, há um boneco e uma boneca que se mexem como as pessoas. Algures no teatro do mundo existem os sobreviventes do Grande Circo, dois bonecos que foram salvos pelo Homem, o bonecreiro que sempre cuidou das marionetas que faziam parte do grande espectáculo.

O boneco não sabe que a boneca se mexe como as pessoas e a boneca não sabe que o boneco se mexe como as pessoas. Quando descobrem que se mexem, não sabem se são bonecos ou são pessoas.

As pessoas não sabem que o boneco e a boneca se mexem como elas. Mas o Homem sabe que os seus bonecos têm coração, também ele tem esta certeza de que o coração ao invés da cabeça sabe sempre tudo, ao fim e ao cabo, depois de tantos anos de espectáculos com os seus bonecos, também o homem já não sabe quando é boneco ou quando é homem.

Mas não importa, antes de tudo há que perpetuar o espectáculo, há que continuar a memória do Grande Circo, há que comunicar. O homem, antes de começar, anuncia o espectáculo.

Fantoches? Marionetas? Talvez. Mas...silêncio, por favor. Porque a peça antes da peça já começou. Afinal, no Teatro do Mundo o espectáculo nunca acaba. 



SOBRE O ESPECTÁCULO


“O boneco faz tudo com Humanidade. Ele é a encarnação do trágico e do cómico; copia o Homem na sua Humanidade e, por isso, torna-se actor. O boneco sempre foi parte integrante do espectáculo. Deslumbramento, espanto, admiração e apreensão – é preciso que haja um outro como espelho; um confronto que produz no público uma reacção física, ou seja, o riso ou o choro. O boneco espanta o medo, esta também é a sua função."

Reflexão sobre o tema do clown retirado do livro “O Clown” de Luíz Otávio Burnier

Almada Negreiros, grande dramaturgo português do séc. XX, construiu uma fábula comovente e simples. Fortemente influenciadas pela grande mestria de Almada Negreiros nas artes plásticas, as personagens de Antes de Começar são dois bonecos que se vão descobrindo numa linguagem de teatro fisico e texto dramático.

Num eterno jogo de espelhos e numa linguagem de meta-teatro combinam a fantasia do universo plástico de Almada com a simplicidade da narrativa e do teatro físico que, apesar de tudo, se torna profundamente clara na sua mensagem: é urgente comunicar.


Fazendo parte do plano pedagógico para o ensino secundário e da celebração dos 120 anos de Almada Negreiros é incontornável não passar este texto à cena. Até porque as ferramentas do teatro amplificam a narrativa e simplificam a compreensão dos textos. Por isso havia que o fazer. É urgente comunicar.



FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA


Adaptação e dramaturgia: Jorge Gomes Ribeiro
Produção: Chapitô e Companhia da Esquina
Elenco: Pedro Martinho, Daniel Seabra, Bianca Lima
Música: Nuno Lacerda
Concepção Cénica: Jorge Gomes Ribeiro e Rita Fernandes
Figurinos: Rita Fernandes
Execução de Guarda-Roupa: Atelier Alda Cabrita
Design Gráfico: João Afonso
Web-design e Multimédia: Margarida Fernandes
Produção: Joana Rodrigues



IMAGENS